quinta-feira, 22 de novembro de 2012

OS TRÊS  PILARES DA ECONOMIA BRASILEIRA

A economia do Brasil é baseada em três grandes pilares. O segmento de comércio e serviços caracteriza-se pelo dinamismo na geração de empregos, que impacta diretamente na competitividade dos demais setores. A indústria é a engrenagem do país e representa a maior expressão da criatividade e originalidade do produto brasileiro. O agronegócio é uma das principais alavancas da economia nacional, representando 28% do PIB brasileiro e 37% das exportações.

Micro e pequenos negócios desses três setores estão no centro das estratégias do Sebrae de promoção da competitividade da economia brasileira, com os ventos da conjuntura externa soprando a favor ou contra. Com a globalização, inserção internacional do segmento também é medida pela capacidade de enfrentar internamente a concorrência externa. A competitividade projetada no médio e longo prazo é o grande indicador de um processo consistente de consolidação de negócios sustentáveis.

A crise financeira global, que mostrou sua face mais crítica no período de setembro de 2008 a março de 2009, comprovou o papel anti-cíclico dos pequenos negócios. Mesmo levando-se em conta o contexto adverso, o segmento continuou gerando emprego, renda e não abandonou a crença em cenários melhores, inclusive no curto prazo, percepção comprovada por pesquisas do Sebrae. Por isso, o grande esforço da instituição e parceiros é o de contribuir para que esse ânimo empreendedor ganhe fôlego e resulte em significativos aumentos da taxa de sobrevivência empresarial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário