quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A economia do Paraná  é a quinta em importância dentre todos os estados brasileiros.

O Paraná tem uma economia baseada nos setores agrícola, industrial e extrativista.

A agricultura paranaense é diversificada, graças as diferentes caracteristicas climáticas e físicas. Os índices de produtividade do estado estão entre os mais altos do país, devido aos desenvolvimentos de sistemas de produção avançados.

 Os principais produtos da agricultura paranaense são: soja, milho, feijão, café, algodão e trigo, além de uma produção significativa de produtos como a cana-de-açucar, mandioca, batatas e arroz. Recentemente estão sendo desenvolvidos programas de implantação de pomares em diversas regiões do estado, com destaque as produções de laranja e maçã.

O Paraná tem um grande rebanho bovino, entre os maiores do país, além de ser significativa também a criação de suinos e de aves.

A produção industrial paranaense é diversificada. As principais indústrias instaladas no estado são: automobilísticas, agroindústrias, papel e celulose, alimentícia, madeireira, química, fertilizantes, têxtil, cimento, eletroeletrônica, entre outras.

Por vários séculos, o setor extrativista concentrou-se na extração de madeira, sobretudo da araucária, árvore que, alias, é símbolo do estado e que agora é protegida por lei. Por outro lado, por meio de incentivos fiscais, aumentaram significativamente as áreas de reflorestamento no estado. Atualmente, a mineração é a principal atividade extrativista do estado. As seguintes matérias primas são encontradas no estado: xisto betuminoso, calcário, argila, carvão, fluorita, chumbo, brita de basalto, talco, pedras ornamentais, granitos e mármores.

O potencial turístico do Paraná é grande, embora ainda não seja bem aproveitado. Os principais pontos turísticos são os seguintes:
- Cataratas do Iguaçu – na cidade de Foz do Iguaçu
- Usina de Itaipu – maior usina hidrelétrica do mundo
- Canyon Guartelá – sexto maior do mundo
- Estrada de ferro da Serra do Mar – Mata Atlântica.

Além destes pontos turísticos, a capital do estado, Curitiba, é famosa por ser uma cidade com transporte integrado e por realizar a coleta de lixo reciclável a mais de dez anos. Na capital, a visita ao Jardim Botânico, a Boca Maldita, aos parques da cidade e ao bairro italiano de Santa Felicidade são indispensáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário